top of page

RIBRAS

Definição

     A Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites, RIBRAS, será um sistema de comunicação com finalidades educacionais e científicas. 

   O Sistema RIBRAS funcionará integrado pela Internet. As Ground Stations (Estações de Rastreamento) poderão trabalhar em modo autônomo ou manual. 

   A configuração de cada estação de rastreamento de satélites é baseada em dois sistemas independentes, um operando em VHF/UHF e o outro em Banda S. 

     A RIBRAS é financiada pela Agência Espacial Brasileira e apoiada pela SETEC/MEC.

     Projeto e implantação da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites (RIBRAS). Inclui o projeto e integração das estações e torres, bem como o desenvolvimento de softwares de tracking, automação e controle, e de orquestração otimizada da rede. Com apoio da Agência Espacial Brasileira, estações a serem implantadas no IFF, IFMT, IFBA, IFMA, IFRR, IFAC, UFABC, UFMG, UFSC e UnB.

     As estações terrestres são compostar por duas torres. Uma delas contendo duas antenas (VHF e UHV) e outra contendo uma antena de banda S.

     O sistema desenvolvido prevê a orquestração das estações interligadas por VPN própria permitindo o rastreamento dos satélites de forma automatizada com uso de algoritmo desenvolvido pelo CRSEA.

     Utilizando como base o cadastro das TLEs dos satélites o orquestrador "decide" qual é a melhor estação para o rastreamento e envia automaticamente via rede a tarefa de rastreamento. O satélite ao sair da visada da estação terá o tracking feito por outra estação terrestre adjacente.

     O sistema está sendo desenvolvido para operação com orquestração (estações em conjunto operadas de forma automática) ou standalone.

     O projeto e implementação dos sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos e de software foram implementados por alunos e pesquisadores.

       Na manhã do dia 20 de agosto de 2016 foi montada a torre e parabólica da antena Banda S do projeto RIBRAS - CRSEA - IFF.

      A antena Banda S, montada no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, será equipada com o Rádio Transceptor de última geracao com tecnologia SDR, doado pela Tekever Space (empresa Portuguesa Multinacional parceira do CRSEA/IFF). Este sistema faz parte do complexo Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites (RIBRAS) que cobrirá todo o Território Nacional com 20 torres para comunicações com satélites educacionais e científicos. Um projeto do CRSEA/IFF com financiamento da AEB e apoio da SETEC/MEC.

bottom of page