
HISTÓRICO
O Centro de Referência em Educação, Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais é o Centro de de referência na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica (EPCT) para ensino e pesquisa e desenvolvimento de sistemas embarcados e aeroespaciais, criado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com suporte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O CRSEA teve início em janeiro de 2009 com o projeto e fabricação do Foguete Experimental de Sondagem Atmosférica, o AAT/IFFv1 com alunos do Técnico, apoiado na época pelo Pró-Reitor de Pesquisa Prof. Jefferson Manhães. No dia 18 de abril do mesmo ano, durante o 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, as 17h42 a caixa de ignição foi destravada pela astronauta Anousheh Ansari e acionada pelo astronauta Marcos Pontes. O foguete saiu de sua torre de lançamento montada no campus Guarus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e desapareceu no azul do céu. Após algum tempo retornou em segurança com o paraquedas aberto.



Nos anos subsequentes ocorreram muitas palestras e exposições voltadas para as tecnologias aeroespaciais.
Em 2010 foi iniciado o projeto e fabricação do Quadricóptero, o Quad IFFv.1, como atividade aeroespacial do CRSEA propondo-se ao estudante de Engenharia de Controle e Automação, Leonam Pecly, como Trabalho de Conclusão de Curso.
Novembro de 2012 voou durante a Olimpíada do Conhecimento, realizada, em São Paulo.


Abril de 2013 voou em Cuiabá, no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e no evento da AEB Escola na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


Na 18ª Semana do Saber Fazer Saber o CRSEA apresentou diversos produtos tecnológicos desenvolvidos por alunos do Técnico em Informática participantes do projeto Aeroespacial como, rastreador solar, veículos autônomos, Sistema de Rastreio por GPS e outros além da bicicleta elétrica desenvolvida por Leonam Pecly.



Em julho de 2011 o Diretor do Campus Campos Centro do IFF, Prof. Jefferson Manhães envia o Prof. Cedric a Bélgica com o intuito de iniciar as negociações no Von Karman Institute para a participação do CRSEA/IFF na Missão Espacial Internacional QB50.

No ano seguinte envia o bacharelando de Informática, Lucas Hissa, junto com o Prof. Cedric para participarem do 4th European CubeSat Symposium, onde Lucas expôs na Real Academia Militar de Bruxelas o projeto da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites (RIBRAS) que veio posteriormente a ser financiada pela Agência Espacial Brasileira para ser desenvolvida e implantada pelo CRSEA.

Setembro de 2012, o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Dr. Marco Antonio Oliveira, apoia o CRSEA/IFF para a participação na Missão Espacial QB50. Professor Aléssio Trindade de Barros, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC e o Professor Marcelo Feres, Coordenador de Desenvolvimento da Rede Federal de EPCT do MEC encaminham ações para execução do Projeto. Reitor do Instituto Federal Fluminense, Professor Luiz Augusto Caldas Pereira oficializa o CRSEA nomeando os professores Cedric Salotto Cordeiro e Rogerio Aten de Carvalho como Coordenadores.
Inicia-se parceria com a multinacional portuguesa, TEKEVER, para em conjunto com a Universidade do Porto realizarem a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos para a fabricação do Nanosatélite 14-BISat do CRSEA/IFF participante da Missão QB50.


Início de 2013, a Agência Espacial Brasileira (AEB), firma acordo com o CRSEA/IFF e a SETEC/MEC para financiamento do projeto da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites, RIBRAS, composta de 20 sistemas de Torres a serem implantadas em 10 instituições de ensino Federais no território Brasileiro.

Em cerimônia o Presidente da Agencia Espacial Brasileira, Professor José Raimundo Braga Coelho e o Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Professor Carlos Alberto Gurgel Veras inauguram a parceria com a SETEC/MEC e o CRSEA/IFF com a presença do Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Professor Aléssio Trindade de Barros, o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (DDR/SETEC/MEC), Professor Luciano de Oliveira Toledo, o Diretor Do Instituto Federal Fluminense Campus Maricá, Professor César Luiz de Azevedo Dias, os Coordenadores do CRSEA, Professores Cedric Salotto Cordeiro e Rogerio Atem de Carvalho além de autoridades de Universidades e Órgãos Governamentais.

