top of page

HISTÓRICO

     O Centro de Referência em Educação, Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais é o Centro de de referência na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica (EPCT) para ensino e pesquisa e desenvolvimento de sistemas embarcados e aeroespaciais, criado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com suporte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). 

     O CRSEA teve início em janeiro de 2009 com o projeto e fabricação do Foguete Experimental de Sondagem Atmosférica, o AAT/IFFv1 com alunos do Técnico, apoiado na época pelo Pró-Reitor de Pesquisa Prof. Jefferson Manhães. No dia 18 de abril do mesmo ano, durante o 2º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, as 17h42 a caixa de ignição foi destravada pela astronauta Anousheh Ansari e acionada pelo astronauta Marcos Pontes. O foguete saiu de sua torre de lançamento montada no campus Guarus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e desapareceu no azul do céu. Após algum tempo retornou em segurança com o paraquedas aberto.

Professor Cedric Salotto preparando o lançamento do foguete de sondagem - CRSEA
Foguete de sodagem lançado - CRSEA
Evento lançamento foguete sondagem CRSE - visitante astronauta brasileiro Marcos Pontes

     Nos anos subsequentes ocorreram muitas palestras e exposições voltadas para as tecnologias aeroespaciais.

    Em 2010 foi iniciado o projeto e fabricação do Quadricóptero, o Quad IFFv.1, como atividade aeroespacial do CRSEA propondo-se ao estudante de Engenharia de Controle e Automação, Leonam Pecly, como Trabalho de Conclusão de Curso.

     Novembro de 2012 voou durante a Olimpíada do Conhecimento, realizada, em São Paulo.

Quadricóptero CRSEA olimpiada do conhecimento - CRSEA IFF
Leonam Pecly, Luiz Augusto e Cedric Salotto. Quadricóptero CRSEA olimpiada do conhecimento - CRSEA IFF

     Abril de 2013 voou em Cuiabá, no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e no evento da AEB Escola na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leonam Pecly e Cedric Salotto. Voo demonstração quadricóptero IFMT - CRSEA IFF
Leonam Pecly voo demonstração quadricóptero UFMT - CRSEA IFF

     Na 18ª Semana do Saber Fazer Saber o CRSEA apresentou diversos produtos tecnológicos desenvolvidos por alunos do Técnico em Informática participantes do projeto Aeroespacial como, rastreador solar, veículos autônomos, Sistema de Rastreio por GPS e outros além da bicicleta elétrica desenvolvida por Leonam Pecly.

CRSEA na 18ª Semana do Saber Fazer Saber do IFF CCC
CRSEA na 18ª Semana do Saber Fazer Saber do IFF CCC
CRSEA na 18ª Semana do Saber Fazer Saber do IFF CCC

     Em julho de 2011 o Diretor do Campus Campos Centro do IFF, Prof. Jefferson Manhães envia o Prof. Cedric a Bélgica com o intuito de iniciar as negociações no Von Karman Institute para a participação do CRSEA/IFF na Missão Espacial Internacional QB50.

Prof. Cedric no instituto Von Karman na Bélgica

     No ano seguinte envia o bacharelando de Informática, Lucas Hissa, junto com o Prof. Cedric para participarem do 4th European CubeSat Symposium, onde Lucas expôs na Real Academia Militar de Bruxelas o projeto da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites (RIBRAS) que veio posteriormente a ser financiada pela Agência Espacial Brasileira para ser desenvolvida e implantada pelo CRSEA.

Lucas Hissa participa do 4th European CubeSat Symposium, onde expôs na Real Academia Militar de Bruxelas o projeto da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites (RIBRAS)

     Setembro de 2012, o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Dr. Marco Antonio Oliveira, apoia o CRSEA/IFF para a participação na Missão Espacial QB50. Professor Aléssio Trindade de Barros, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC e o Professor Marcelo Feres, Coordenador de Desenvolvimento da Rede Federal de EPCT do MEC encaminham ações para execução do Projeto. Reitor do Instituto Federal Fluminense, Professor Luiz Augusto Caldas Pereira oficializa o CRSEA nomeando os professores Cedric Salotto Cordeiro e Rogerio Aten de Carvalho como Coordenadores.

     Inicia-se parceria com a multinacional portuguesa, TEKEVER, para em conjunto com a Universidade do Porto realizarem a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos para a fabricação do Nanosatélite 14-BISat do CRSEA/IFF participante da Missão QB50.

TEKEVER em conjunto com a Universidade do Porto realizarem a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos para a fabricação do Nanosatélite 14-BISat do CRSEA/IFF participante da Missão QB50.

     Início de 2013, a Agência Espacial Brasileira (AEB), firma acordo com o CRSEA/IFF e a SETEC/MEC para financiamento do projeto da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites, RIBRAS, composta de 20 sistemas de Torres a serem implantadas em 10 instituições de ensino Federais no território Brasileiro.

Agência Espacial Brasileira (AEB), firma acordo com o CRSEA/IFF e a SETEC/MEC para projeto da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélite - RIBRAS

     Em cerimônia o Presidente da Agencia Espacial Brasileira, Professor José Raimundo Braga Coelho e o Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Professor Carlos Alberto Gurgel Veras inauguram a parceria com a SETEC/MEC e o CRSEA/IFF com a presença do Secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Professor Aléssio Trindade de Barros, o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (DDR/SETEC/MEC), Professor Luciano de Oliveira Toledo, o Diretor Do Instituto Federal Fluminense Campus Maricá, Professor César Luiz de Azevedo Dias, os Coordenadores do CRSEA, Professores Cedric Salotto Cordeiro e Rogerio Atem de Carvalho além de autoridades de Universidades e Órgãos Governamentais.

mapa da localização das estações da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélite - RIBRAS
bottom of page